Conheça 4 Aplicações Para O Aço Inox

O aço inox 316 e o aço inox 304

De acordo com a nomenclatura AISI, são os mais populares de sua família de aços austeníticos. O aço inox 316 possui sua composição química bastante semelhante ao aço inoxidável 304, porém contando com 2% de molibdênio. O aço 316 tem como característica uma resistência maior? corrosão sob tensão, podendo ser aplicado, ao produto com o material ou residual da fabricação, além de possuir maior resistência em corrosões localizadas, como é o caso da corrosão por pite.

Já o aço inox 304 possui um grande número de aplicações, seja no uso doméstico ou seja no ambiente industrial. Sua composição química é de 18% cromo e 8% níquel. Esse é um material que possui alta resistência a corrosão. Sua composição o torna um aço ideal para processos de conformação e soldagem.

Equipamentos Para A Indústria Alimentícia

Aços inoxidáveis são utilizados largamente em diversos processos da indústria de alimentos e bebidas. Isso inclui os processos de fabricação, processamento, estocagem, distribuição e preparação.

Recipientes, tubulações e equipamentos que entrarão em contato com alimentos são fabricados com? aço inox 304 ou aço inox 316, sendo esses os tipos mais adequados para manuseio e resistentes ? corrosão. O aço inox 316 é mais adequado para alimentos que tenham um poder corrosivo maior, como carne e ingredientes com sal que precisam ser limpos frequentemente.

É importante lembrar de que para garantir a efetividade do metal é importante estocá-lo e manuseá-lo de forma correta, para que ele dure mais tempo. Equipamentos como tanques, tubos e condensadores devem ser limpos constantemente e com frequência, de acordo com o processo realizado, as condições do local, etc.

Partes De Maquinário – Aço Inox 316 E Aço Inox 304

Devido ao seu fator alto de conformação e soldabilidade, os aços inoxidáveis 304 e 316 podem ser utilizados na fabricação dos componentes para máquinas que exijam esses processos.

Arquitetura E Exteriores

A resistência ? corrosão do aço inoxidável o torna uma opção prioritária para aplicação em arquitetura. Os aços inoxidáveis 304 e 316 podem ser utilizados no revestimento de fachadas e tetos de prédios e elevadores, por exemplo.

Ao selecionar o tipo de metal, é importante considerar os fatores naturais externos, como temperatura e umidade. Dessa forma, podemos classificar as localizações como:

Rurais: áreas sem poluição, longe de atmosferas e resíduos industriais.
Urbanas: áreas residenciais, com indústrias leves e poluição não agressiva do ar.
Industriais: áreas com alta concentração de dióxido de enxofre e gases liberados por indústrias químicas, formando ácidos potencialmente perigosos.
Litorâneas: áreas com spray marítimo ou burma, que formam cloretos na atmosfera que podem condensar durante a evaporação da superfície.

As classificações acima não são precisas nem fixas para todo tipo de ambiente considerado rural, urbano, industrial ou litorâneo. É necessário considerar as mudanças ambientais que poderão ocorrer durante o tempo de vida do projeto. A pesquisa das pequenas alterações de clima deve ser realizada antes de escolher o tipo de aço mais adequado.

O aço inoxidável 304 pode ser utilizado para a maioria das aplicações do projeto arquitetônico. No entanto, em áreas industriais e na maioria das área litorâneas, o aço inoxidável 316 é preferencial.

Utensílios Domésticos

O aço inoxidável 304, como já mencionado, é o mais popular da família de ácidos austeníticos. Por sua facilidade de conformação e resistência maior a rupturas, é um material largamente utilizado na fabricação de produtos domésticos como talheres, panelas, leiteiras e eletrodomésticos como fogões, cestos de lavadoras de roupa, fornos entre outros.

Na Losinox mantemos um alto estoque aço inox 304 e aço inox 316 em formatos de chapas, bobinas, tubos e sob medida cortados e dobrados em maquinário de última geração. São diversos formatos para atender ? ? sua necessidade de uso e aplicação desejada. Caso você queira saber mais sobre os diferentes tipos e famílias de Aço Inox, suas propriedades, aplicações e muito mais, não deixe de baixar gratuitamente nosso e-book ABC do Aço Inox.

Conheça 4 Aplicações Para O Aço Inox

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *